PROCESSO DE CORROSÃO EM ESTRUTURAS METÁLICAS
2 INTRODUÇÃO 3
3 CUIDADOS NA PRESERVAÇÃO DAS ESTRUTURAS 4
4 O PROCESSOS DE DESGASTE 4
5 SOLUÇÕES PARA CORROSÃO 5
6 CONCLUSÃO 6
7 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Em 1984 estimou-se que aproximadamente 5% da renda anual de todos os países modernos são aplicados direta ou indiretamente para manter, reparar ou repor produtos deteriorados devido a corrosão dos metais.
A Corrosão das armaduras tem sido uma das principais causas de sinistros na construção civil, acarretando enormes prejuízos financeiros e infelizmente várias vítimas.
O fenômeno de corrosão da armadura no concreto é de natureza eletroquímica, que pode ser acelerado pela presença de agentes agressivos externos, internos, incorporados ao concreto ou gerados pelo meio ambiente.
Para haver corrosão, devem concorrer alguns fatores tais como presença de oxigênio, umidade e o estabelecimento de uma célula de corrosão eletroquímica.
2 CUIDADOS NA PRESERVAÇÃO DAS ESTRUTURAS
Os cuidados acerca da corrosão devem ser iniciados pelo estudo do cobrimento que cada elemento estrutural deve receber. Antes de mais nada, deve ser avaliado o tipo de obra, se é industrial, comercial ou residencial; e talvez, o mais importante de todos seja fazer um estudo criterioso da região onde a estrutura metálica será implantada, objetivando analisar o potencial de agressividade da atmosfera do local e também do solo.
A cultura brasileira não é muito voltada para a manutenção preventiva, apesar de ser esta a mais adequada para preservar e garantir a longevidade de qualquer estrutura; no Brasil costuma-se optar pela manutenção corretiva, que é mais trabalhosa e onerosa que a preventiva.
O ponto de atenção que em especial devemos ter com as estruturas metálicas é que uma vez desencadeado o processo de corrosão, sua evolução é rápida e pode levar ao colapso.
A corrosão no aço é maior dependendo da agressividade do ambiente, mas vale ressaltar que em áreas urbanas não podemos