Caracteristicas do Rococo no Brasil
-Arquitetura: Diferentemente do europeu, o rococó brasileiro ficou conhecido arquitetonicamente por construções de igrejas. Principalmente no estado de Minas Gerais.
-Plantas: Chanfrada nos cantos, circular e a menos difundida, a levemente curvilínea.
As plantas basicamente apresentavam: nave (espaço central da igreja do pórtico até o altar), capela-mor, sacristia e torre isolada ou acoplada ao templo, com sinos para chamar os fiéis. Os corredores ao longo da nave eram por vezes suprimidos para dar uma forma mais alongada à planta.
As plantas fugiam ao esquema básico do retângulo, aparecendo polígonos e ovais, embora com nave única; os campanários ganham mais independência em relação ao corpo da igreja e aparecem torres cilíndricas com coruchéu em capacete; as aberturas são mais amplas e de desenho variado: ovais, redondas, periformes, losangulares e formas mistas, e o óculo sobre o frontispício pode ser ocluso com relevos decorativos.
Esculturas
- As esculturas na época do rococó brasileiro, na maioria das vezes, eram encontradas nas faixadas das Igrejas ou no interior das mesmas. Geralmente, ilustravam imagens religiosas (na maioria anjos) nas faixadas das igrejas e em seu interior (na maioria das vezes na decoração dos altares) mostravam esculturas em desenhos florais, conchas do mar e desenhos assimétricos; E, é claro, nas imagens para o oratório.
-Também poderiam ser encontradas esculturas de imagens religiosas grandes em diversas praças das cidades ou na frente das Igrejas.
- Os materiais utilizados eram: O barro, pedra-sabão, pedra-talco e gesso.
Pintura
-A pintura nessa época, destacou-se mais como decoração interna das igrejas através da pintura de seus forros. Na maioria das vezes eram representadas com imagens de figuras religiosas cercada por anjos.