processo da escrita
A oralidade é um aspecto importante no desenvolvimento infantil, atividades devem ser desenvolvida para que que promovam esta especificidade , contudo percebe-se que pouco esta sendo feito pelos educadores por vários fatores. O texto vem propor e discutir questões sobre o processo de aquisição de linguagem estabelecendo relação com a pratica.
A ESCOLA ENSINA FALAR?
As mães estabelecem com as crianças um espaço comunicativo, possibilitando a constituição do sujeito. Vigotsky ,considera que a linguagem é um exercício social, visando a linguagem de caráter relacional deste exercício contextualizado. Baseando –se nestas informações é possível dizer que a escola não ensina a falar. Mas tem uma participação decisiva nesta aprendizagem ampliando a capacidade comunicativa e precisa
A PARCERIA ENTRE AS CRIANÇAS E OS EDUCADORES
A aquisição do discurso oral é um processo dialético, construído através de trocas e da interação social. As crianças selecionam sons, elocuções, ritmos, entonação para testar sua compreensão sobre a língua. Cada criança apropria da linguagem individualmente, trilhando seu próprio caminho existindo múltiplas possibilidade de comunicação e atribuição de significados. O adulto tem grande responsabilidade neste processo, pois s constrói a partir da relação entre ambos. Os educadores deve compreender este processo de vivencia do seus alunos.
Segundo a psicanálise e outra teorias a criança vivencia três momentos em seu percurso de aquisição de linguagem:
*imitação
*posição transitória, a linguagem sem normas e regras.
* autonomia e independência para conversar – falante.
A escola vem como ampliação do universo discursivo saindo da inercia e cristalização da linguagem, rompendo com a dialética entre saber e ensinar e abrir as portas para a fala que expande por si só.
OBJETIVOS, CONTEUDOS E ORIENTAÇÕES DIDATICAS PARA EDUCADORES IMPLICADOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO ORAL.
Segundo RCNEI, as instituição de