Processo criativos
Especialização em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais
CONHECIMENTO E REPRODUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL
Valma Heloísa Goulart
INTRODUÇÃO
O que se pretende com o presente trabalho é contextualização sobre o processo de transformação da realidade, resultando em conhecimento para indivíduos e sociedade, com fulcro nas teorias cognitivistas de Piaget, Wallon e Vigotsky. Refletindo sobre os argumentos que ao transformar a natureza pelo trabalho o homem se modifica, constrói saberes, e entendendo como se dá este construto podemos vislumbrar a melhor gestão do conhecimento nos espaços de produção. A compreensão da aprendizagem e consequentemente do conhecimento nos dá pistas de como nos transformamos em seres sociais, e alterando a natureza por nossas ações, fazemos história, aprendemos, conhecemos.
O TRABALHO FUNDANDO CONHECIMENTO
Antecipar na consciência o resultado provável do trabalho nos difere dos outros animais, o produto do processo de trabalho é sempre uma transformação da realidade.
Da realidade transformada surgem novas necessidades e novas possibilidades que impulsionam o indivíduo a novas prévias ideações, a novos projetos e, em seguida, a novas objetivações, conforme nos lembra Souza (2005). Estas, por sua vez, darão origem a novas situações que farão surgir novas necessidades e possibilidade de objetivação, e assim por diante.
Sobre a ideação ou teleologia própria do homem, fio condutor do conhecimento, para refletir, podemos nos debruçar no diz o professor Milton Santos:
Toda relação do homem com a natureza é portadora de técnicas que foram enriquecendo, diversificando e avolumando ao longo do tempo. As técnicas oferecem respostas à vontade de evolução dos homens e definidas pelas possibilidades que criam, são a marca de cada período da história. (SANTOS, 2002 p.62) O trabalho funda as relações sociais, ao criar pelas necessidades demandadas da sobrevivência, o homem se une à natureza e