Processo continuo
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Processo Contínuo
Discentes :
John Hebert,
Juliane Benevides,
Wilson Lourindo.
“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência poderíamos ganhar, pelo simples medo de arriscar.”
(William Shakespeare)
Sumário
Introdução
Os sistemas de produção contínuos são empregados quando existe alta uniformidade na produção e demanda de bens ou serviços, fazendo com que os produtos e os processos produtivos sejam totalmente interdependentes, favorecendo a sua automatização. É chamado de contínuo porque não se consegue facilmente identificar e separara dentro da produção uma unidade do produto das demais que estão sendo feitas. Devido à automação dos processos, a flexibilidade para a mudança de produto é baixa. São necessários altos investimentos em equipamentos e instalações, e a mão de obra é empregada apenas para a condução e a manutenção das instalações, sendo seu custo insignificante em relação aos outros fatores produtivos.
Está classificada dentro deste grupo geralmente a produção de bens de base, comuns a várias cadeias produtivas, como energia elétrica, petróleo e derivados, produtos químicos de forma geral etc. Alguns serviços também podem ser produzidos dentro desta ótica com o emprego de máquinas, como serviços de aquecimento e ar condicionado, de limpeza contínua, sistemas de monitoramento por radar e os vários serviços fornecidos via Internet (homebank, busca de páginas etc.), entre outros.
Nos sistemas contínuos, tendo em vista a sincronização e a automatização dos processos, pode-se dizer que o lead time produtivo é baixo, e, por serem produzidos poucos produtos que possuem demandas altas, a maioria das empresas coloca de antemão estoques destes produtos à disposição dos clientes, pois sua venda é garantida. Desta forma, com tempos