quimica
a) Reação de adição ou síntese: Uma reação que apresente dois ou mais reagentes e apenas um produto.
Ex.: X + Y ... → P
b) Reação de decomposição ou análise: Uma reação que tem um só reagente e dois ou mais produtos.
Ex.: R → X + Y + ...
c) Reação de deslocamento ou simples troca: Há dois reagentes e dois produtos. Entre os dois reagentes, um é substância inorgânica simples e o outro é uma substância inorgânica composta; com os produtos acontece o mesmo. Dentre esse tipo de reação pode haver: reações de deslocamento envolvendo metais, reações de metais com ácidos e reações envolvendo não metais.
Ex.: X + YZ → Y + XZ ou X + YZ → Z + YX
d) Reação de dupla troca: Quando há dois reagentes e dois produtos, todos substâncias inorgânicas compostas, e ocorre uma espécie de “troca”. Também podem ser: reações de dupla troca com precipitado, reações de dupla troca com formação de substância volátil e dupla troca com formação de produto menos dissociado (ou ionizado).
Ex.: XY + ZW → ZY + XW
Os principais indicativos da ocorrência de uma reação é a formação de precipitado, formação de gás e mudança de coloração. Método:
1ª Reação
Foi pesado cerca de 800 mg de Cal em um vidro de relógio. Em seguida, o sólido foi transferido para um béquer contendo 100mL de Água Destilada. Depois, agitou-se com o auxílio de um bastão de vidro. Filtrou-se a mistura em um sistema de filtração simples. E, por fim, para confirmar o bom desenvolvimento da reação, foi adicionado duas gotas de fenolftaleína e observou-se a mudança de cor.
2ª Reação
Adicionou-se em um tubo de ensaio de água oxigenada 10% e sem seguida um pedaço pequeno de batata descascada crua. A próxima etapa da reação só pôde ser feita com a supervisão da professora, por isso, foi necessário