Processo Constituinte da Noruega
A noruega é uma monarquia constitucional unitária com um sistema parlamentar de governo, onde seu Rei é o chefe de Estado e seu primeiro-ministro é o chefe de governo. O poder se reparte entre os poderes legislativo, executivo e judiciário. A Constituição da Noruega foi aprovada em 17 de maio de 1814 e foi inspirada pela Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) e pela Revolução Francesa (1789).
A monarquia retém o poder executivo, mas após a introdução de um sistema parlamentar de governo, os deveres do monarca tornaram-se representativos e cerimoniais. Sendo assim, o monarca é o comandante em chefe das Forças Armadas da Noruega, autoridade suprema da Igreja da Noruega e atua como principal representante diplomático no exterior.
Na prática, é o primeiro-ministro que é responsável pelo exercício de poderes executivos.
Constitucionalmente, o poder legislativo é exercido pelo governo e pelo Parlamento da Noruega, sendo que este último é o legislador supremo e um corpo unicameral.
A Noruega (bokmål: Norge; nynorsk Noreg), oficialmente Reino da Noruega (em bokmål: Kongeriket Norge, em nynorsk: Kongeriket Noreg), é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia e ao norte com a Finlândia e a Rússia. O Reino Unido e as Ilhas Faroe estão a oeste, através do Mar do Norte, a Islândia e a Groenlândia estão a oeste, através do mar da Noruega, e aDinamarca fica próxima ao extremo sul do país, através do estreito de Skagerrak. A Ilha Bouvet e a Ilha de Pedro I sãoterritórios dependentes (norueguês: Biland) da Noruega, mas não são considerados parte do Reino. A Noruega também reivindica uma parte da Antártida conhecida como Terra da Rainha Maud, uma reivindicação que foi reconhecida pelaAustrália, França, Nova Zelândia e