Gestão de Competencias
A definição por competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos(C) e as habilidades (H), competências técnicas, e as atitudes (A), competências comportamentais, que uma pessoa possui.
O conhecimento procurado nessa questão é a formação acadêmica e o conhecimento teórico, porém o diferencial é sua experiência algo que já vivenciou, colocou em prática, são experiências que muitos ganham mesmo não tendo uma formação superior. O recrutamento e seleção de pessoas dentro de uma organização são de extrema importância, pois as pessoas compõem o principal ativo de uma empresa, é uma atividade que procura atender as necessidades internas da empresa, mediante métodos e técnicas especificas criadas para procedimentos tradicionais.
Ser competente está relacionado com um bom desempenho para uma determinada tarefa, o que garante o bom desempenho sempre, significa ter competência para desenvolver determinada tarefa.
Na competitividade do mundo, o que conta são as competências das organizações, pois, quem não tem competência para competir, não tem capacidade para se manter no mercado onde as concorrências crescem de forma acelerada. A seleção por competência tem objetivo trazer para a organização, um profissional com crescimento contínuo, realizando funções pertinentes ao cargo com eficácia, eficiência e responsabilidade.
Recentemente presenciamos uma dinâmica onde o processo realmente foi pela competência, muito válido esse novo comportamento da empresa pois, se faz necessário saber das experiências e conhecimentos do funcionário e não quais são seus defeitos ou qualidade/e ou pontos positivos e pontos negativos. Isso será sabido após um período de contratação e indiretamente não pode intervir em seu comprometimento com a empresa.Essa parte do processo é importante mas para que a empresa conheça o lado particular de seu colaborador afim de estreitar o relacionamento.
Creio que desta nova forma ficou claro e