Desenvolvimento x subdesenvolvimento
Adriano Calmon
Alisson Ariel
Bruno Alves
Gustavo Queiroz
Leonardo Alves
Pedro Borges
DESENVOLVIMENTO X SUBDESENVOLVIMENTO
SALVADOR-BA
10 de Outubro de 2012
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
Adriano Calmon
Alisson Ariel
Bruno Alves
Gustavo Queiroz
Leonardo Alves
Pedro Borges
DESENVOLVIMENTO X SUBDESENVOLVIMENTO
Trabalho elaborado como avaliação parcial da disciplina Geografia do Curso de Refrigeração do IFBA- Campus Salvador da Turma 11821, sob a orientação do professor Severiano Joseh.
SALVADOR-BA
10 de Outubro de 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ANGOLA
Ex-colônia portuguesa, Angola viveu em guerra por 40 anos, com mais de 1 milhão de mortes. Primeiro foi à luta pela independência, desde 1961. Em 1975 começa a guerra civil, cujo fim só ocorre em 2002. A economia, baseada na exploração de petróleo-que representa mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB)- e de diamantes, fica seriamente prejudicada. O país tem baixos indicadores sociais: os angolanos vivem em média 40 anos e mais da metade da população não é alfabetizada. Terra de origem da maioria dos escravos trazidos para o Brasil. Angola situa-se no sudoeste da África e integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
DADOS GERAIS * LOCALIZAÇÃO
A Angola se localiza na costa ocidental da África, mais especificamente no sudoeste. Ao norte faz fronteira com a República Democrática do Congo, ao leste com a Zâmbia, ao sudeste com a Botsuana, ao sul com a Namíbia e ao seu oeste se encontra o oceano Atlântico. * FORMA DE GOVERNO
O regime político vigente em Angola é o presidencialismo, onde o Presidente da República é igualmente chefe do Governo, tem ainda poderes legislativos e nomeia o supremo tribunal, de modo que o princípio da divisão entre poderes legislativos, executivo e judiciário, fundamental para um sistema democrático está abolido.
O Presidente da República é o Chefe de Estado e o Comandante em Chefe das Forças Armadas. O seu mandato é