PROCESSADORES
Diante da grandeza da Filosofia, nos vem à mente uma questão, como anda o seu ensino em nosso Estado?
Após debate com um grande pensador aqui em Palmas, Brás Rodrigues, chegamos a uma idéia para a qual queremos nos direcionar agora. Queremos demonstrar que o grande gargalo de nosso sistema não é limitações de conhecimento, mas, sobretudo o método de ensino.
Existem inúmeras técnicas de ensino que podem nos ajudar a desempenhar um bom trabalho dentro da sala de aula. Bem aplicadas, a aula expositiva dialogada é de grande importância para desenvolver o pensamento de nossos alunos.
Atualizar a metodologia é um passo importante para o professor tornar a aula um momento de encontro onde discussões estimulam os alunos para pesquisa. Todo o empenho do educador contribuirá na formação dos alunos para enfrentarem as divergências existentes neste mundo diversificado. A utilização da exposição de conteúdos e o diálogo entre professor e aluno de forma tradicional como vem ainda acontecendo na maioria das escolas tocantinenses devem ser superadas. Pois, devido à rápida evolução que a humanidade vem passando necessita-se de mudanças nos modos de ensinar e educar, ou seja, maneiras que melhore o ensino-aprendizagem e a formação do indivíduo.
Ser cidadãos críticos, capazes de solucionar problemas em situações novas é o novo paradigma da educação na sociedade vigente. “A idéia de que a meta principal da escola não é o ensino dos conteúdos disciplinares, mas sim o desenvolvimento das competências pessoais, está hoje no centro das atenções” (MACHADO, 2002). Assim, a aula expositiva dialogada vem contribuir para esse parâmetro da educação contemporânea. Para isso exigese dos profissionais, uma reflexão de como vem desempenhando o seu trabalho, no intuito que esse ideal torne-se presente na prática educacional.
As
mudanças
na
ação
educacional
assustam os
profissionais
acostumados com o estilo