Processadores P S Athlom
Phenom seria o sucessor do Athlon? Para quem não conhece o Athlon também é um processador de primeira linha da AMD, surgiu em 1999 e tem modelos até hoje, ou seja, o usuário tem 2 opções de escolha ao comprar um computador com processadores AMD de primeira linha, logicamente o Phenom é melhor que o Athlon em vários aspectos. Estratégicamente, a AMD não parou com a linha Athlon para o Phenom substituí-lo totalmente, fato que não aconteceu entre o Duron e Sempron. Isto porque a AMD teve a seguinte visão: processadores Sempron (low-end), Athlon (mid-end) e Phenom (high-end). para o Athlon, a AMD optou em deixar versões de até 2 núcleos que não exigisse tanto da máquina, um computador mediano, caso o usuário desejasse algo mais rápido poderia optar pelo Phenom.
O Phenom é um processador de alto desempenho, tem versões de 2 núcleos (Regor e Callisto), 3 núcleos (Toliman e Heka), 4 núcleos (Agena, Zosma, Deneb e Propus) e 6 núcleos (Thuban).
Se desejarem conhecer mais sobre processadores Athlon, Semprom e Duron leiam meus artigos clicando nos links no final deste artigo.
Ok, vamos conhecer a geração Phenom…
Agena
Lançado em 2008, o núcleo Agena possui 4 núcleos físicos, comercialmente é conhecido como Phenom X4. Usa arquitetura de 65 nm, com 512 KB de cache L2 por núcleo (total de 2 MB de L2) e 2 MB de cache L3 compartilhado entre os 4 núcleos. É compatível com o soquete AM2+ e possui instruções MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSE4a, Enhanced 3D Now! e arquiteturas NX bit, AMD64, CnQ (Cool n’ Quiet) e AMD-V (virtualização). Frequências disponíveis de 1.8 GHz à 2.6 GHz.
Toliman
O núcleo Toliman possui 3 núcleos físicos, comercialmente é conhecido como Phenom X3. Na verdade, o núcleo Toliman é baseado no núcleo Agena, só que com 1 núcleo desabilitado (o Agena tem todos núcleos habilitados). Também ele possui arquitetura de 65 nm, tem 1.5 MB de cache L2 (512 KB por núcleo) e cache L3 de 2 MB, compatível com o soquete AM2+. Possui as mesmas arquiteturas