CLUSTER BEOWULF
Ataualpa Albert Carmo Braga*#
Departamento de Físico-Química, Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas, CP 6154, 13083-970 Campinas - SP
Recebido em 19/2/02; aceito em 19/11/02
Divulgação
ASPECTOS TÉCNICOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE UM “CLUSTER BEOWULF”
TECHNICAL ASPECTS OF BEOWULF CLUSTER CONSTRUCTION. Beowulf cluster is perhaps the cheapest way to construct a high performance computers. The strategy of reaching a high power computing isn’t so difficult, but buying and configurating should be done carefully. Technical aspects of hardware components and message-passing libraries are considered, with some results given as examples.
Keywords: Beowulf cluster; computational chemistry; high-performance computing.
INTRODUÇÃO
“Beowulf”: Poema épico com 3182 linhas, considerado o maior expoente da literatura anglo-saxônica; escrito por um anônimo cristão, provavelmente no século X. Narra as três batalhas do herói, que dá nome a obra, contra o gigante Grendel, a mãe de Grendel e o dragão que guarda um tesouro. Uma alegoria da luta entre o Bem e o
Mal, retratando aspectos da cultura germânica na região onde hoje se encontram a Dinamarca e sul da Suécia.
“Beowulf”: Conjunto de computadores pessoais (PC’s), agrupados com o objetivo de obter a menor razão custo/benefício. Para isto são usados componentes de “hardware” disponíveis no mercado, independentes de fornecedores específicos, e baseados em sistemas operacionais e “softwares” gratuitos.
Estas são duas possíveis definições do termo “Beowulf”. Existem várias outras, tanto para a versão literária 1-3 como para a computacional4-6 . Em ambas “Beowulf” enfrenta um poderoso adversário, e vence. Enquanto a versão mítica triunfa sobre monstros e dragões, a real apresenta-se como uma alternativa barata à computação de alto desempenho, até então dominada pelo monopólio das grandes fornecedoras.
Thomas Sterling e Don Becker, pesquisadores