Cluster beowulf
Objetivo
Este projeto tem como objetivo configurar um cluster do tipo Beowulf, executá-lo e demostrar o compartilhamento de arquivos entre os computadores mestre e escravos através da rede.
Introdução
São cada vez mais frequentes as aplicações que necessitam de enorme capacidade computacional, que não podem ser obtidas em simples máquinas sequenciais com uma única unidade de processamento central (CPU), eis aí que surge a ideia de computação paralela.
Quando o assunto é computação de alto desempenho, não é difícil pensarmos em servidores sofisticados e caros respondendo por este trabalho. No entanto, é possível obter resultados equivalentes ou até mesmo superiores a partir de alguma solução de cluster.
Cluster é o nome dado a um sistema que compreende dois ou mais computadores, na qual trabalham em conjunto para executar aplicações ou realizar outras tarefas.
Considerando que os equipamentos utilizados são facilmente comercializados, que a substituição de um nó defeituoso é muito simples e que seu sistema é escalável (possível por em rede e coordenar grande quantia de nós, tornando ilimitado o tamanho do cluster), conclui-se que a utilização do cluster é vantajosa.
Muitas vezes, um cluster é construído a partir de computadores convencionais, os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, que será o foco deste projeto.
Conforme a evolução da computação e a busca por uma boa performance, grandes aplicações enfrentavam problemas como o tempo elevado de resposta, sobrecarga de recursos compartilhados e o alto custo. O cluster Beowulf foi desenvolvido, em 1994 pela NASA, para resolver problemas como estes. Inicialmente sua finalidade era atender às necessidades de processamento do projeto de Ciências Espaciais e Terrestres.
O termo Beowulf descreve clusters de desempenho escaláveis baseados numa infraestrutura