Piscologia
Beowulf é o nome de um dos mais antigos poemas épicos da língua inglesa, que conta a estória de um herói em sua saga.
A obra descreve os atos de um herói chamado Beowulf que se destaca por sua força descomunal e que, portanto, enfrenta um perigoso monstro para salvar um reino.
Está aí o porque do nome ao projeto de cluster, batizado pelos pesquisadores Thomas Sterling e Donald Becker, da NASA, na verdade a história serviu de inspiração.
Importante entender o que é cluster para então assim entender o funcionamento de um cluster Beowulf.
Cluster é, em poucas palavras, o nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa. Estas máquinas dividem entre si as atividades de processamento e executam este trabalho de maneira simultânea.
Cada computador que faz parte do cluster recebe o nome de nó.
Teoricamente, não há limite máximo de nós, mas independentemente da quantidade de máquinas que o compõe, o cluster deve ser "transparente", ou seja, ser visto pelo usuário ou por outro sistema que necessita deste processamento como um único computador.
Definição de um cluster Beowulf
O Cluster de Beowulf é definido basicamente, pela ênfase nas seguintes características:
Entre os nós, deve haver pelo menos um que atue como mestre para exercer o controle dos demais. As máquinas mestres são chamadas de front-end; as demais, de back-end. Há a possibilidade de existir mais de um nó no front-end para que cada um realize tarefas específicas, como monitoramento, por exemplo;
Surgiu para atender às necessidades de processamento do projeto de Ciências Espaciais e Terrestres (ESS) no Goddard Space Flight Center (GSFC) da NASA.
O cluster Beowulf é uma série de computadores autônomos interligados em rede utilizando todos, o mesmo software que permite o compartilhamento do sistema inteiro entre esses computadores autônomos.
Para um melhor entendimento, o Cluster é os