Piscologia
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7
4 REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 8 INTRODUÇÃO
A psicologia tem tido uma longa tradição de respeitar o comportamento ético e o bem-estar das pessoas. Os psicólogos obedecem a um código de ética que vem sendo aperfeiçoado ao longo dos tempos.
Para a elaboração desse Código foi feita uma longa pesquisa, em que, durante 4 anos, psicólogos de todos os Conselhos Regionais de Psicologia se envolveram, procurando fundamentar suas propostas. Foram ouvidas as necessidades e dificuldades de cada Regional; formaram-se grupos para operacionalizar este novo Código; filósofos, sociólogos, advogados, antropólogos e a categoria foram demoradamente consultados.
Este Código procura responder a um duplo movimento nascido de todo o trabalho que o precedeu. De um lado, princípios gerais e básicos que fundamentam e ajudam a operacionalizar o desejo, sendo uma proposta dentro da qual a criatividade de cada um encontra um convite à própria dinamicidade criadora. De outro lado, apresenta a realidade, sugere normas que explicitam situações profissionais, indicando caminhos como soluções de problemas.
O Código de ética apresenta todos os princípios fundamentais do Código, as responsabilidades dos psicólogos e disposições sobre o sigilo profissional, comunicações científicas e divulgação ao público, publicidade profissional, honorários profissionais e relações do psicólogo com outros profissionais, com a categoria e com a justiça.
A psicologia organizacional nestes últimos 15 a 20 anos, passou por uma considerável transformação, conseqüência do enorme