CLUSTER BEOWULF
Beowulf é o nome de um projeto para aglomerados de computadores (ou Clusters) para computação paralela, usando computadores pessoais, não especializados e portanto mais baratos. O projeto foi criado por Donald Becker da NASA, e hoje são usados em todo mundo, principalmente para processamento de dados com finalidade científica, uma area em que são muito utilizados é na renderizacão de filmes.
Cluster é um termo bastante utilizado para definir a utilização de dois ou mais computadores independentes, interligados via rede, que trabalham em conjunto trocando informações entre si em torno de uma única tarefa. Indo mais a fundo, ele pode ser definido como um conjunto de nós processadores que, interligados, comportam-se como um sistema distribuído. Existem dois tipos de clusters:
Alta Disponibilidade (HA- High Availability) - tem a finalidade de manter um determinado serviço de forma segura o maior tempo possível;
Alta Performance (HPC- High Performance Computing) - é uma configuração designada a prover grande poder computacional, maior que somente um único computador pudesse oferecer em capacidade de processamento.
É possível a utilização de clusters HA e HPC juntos, onde se resulta num cluster com características combinadas entre estes dois tipos de clusters.
Cluster Beowulf são clusters de desempenho escaláveis, baseados numa infraestrutura de hardware comum, rede privada e software 'open source' (Linux). O 'hardware comum' pode ser qualquer tipo de computador, significando que não é necessário usar equipamentos próprios para cluster, bastando utilizar equipamentos comuns a redes tradicionais e PCs. Para Clusters Beowulf, existe um servidor responsável por controlar todo o cluster, principalmente quanto à distribuição de tarefas e processamento. Como utiliza computadores comuns, o desempenho pode melhorar de acordo com as máquinas (nós) que o desenvolvedor (Linux) acrescentar, uma vez que o processamento é feito paralelamente. Isso porque a