Dinamica 2
A história da humanidade é marcada por lideres que provocam mudanças e impulsionam diversos grupos a lutar por seus ideais, como Jesus Cristo, Nelson Mandela, Gandhi, etc.. Cada um desses líderes tinha um estilo próprio de liderar.
A seguir apresentaremos um tipo de liderança que vem crescendo cada vez mais nas grandes empresas.
LIDERANÇA DEMOCRÁTICA
Denominada também de participativa ou consultiva esse estilo de liderança é marcado pela participação dos componentes da equipe nas decisões técnicas do projeto. Caracteriza-se, portanto, como uma liderança voltada para as pessoas.
A partir da promoção dos debates os problemas ganham soluções que por muitas vezes seriam impensadas enquanto as atividades passam a ser observadas por pontos de vista diferentes. Contudo, é papel do líder proporcionar e mediar os debates, orientando para que atinjam os objetivos almejados. Através de lições aprendidas, o líder e o time devem evitar soluções desastrosas e tomar caminhos de menor custo.
A principal pergunta de um líder democrático é "O que você acha?". De acordo com a liderança participativa cria consenso por meio da participação do time nas decisões e orienta o grupo a desenvolver as atividades.
Promover a participação, construir um ambiente colaborativo, ter confiança na equipe, manter um alto nível de comunicação e saber ouvir são características desse líder.
PORQUE A DINÂMICA “TRAVESSEIRO” É IMPORTANTE PARA O LÍDER DEMOCRÁTICO?
Em uma liderança democrática onde todos são participantes é necessário que a equipe esteja muito bem entrosada, pois todos têm voz ativa e conflitos são eminentes. O líder deve conhecer seus liderados, entender as necessidades de seus colaboradores incentivando-os a participação e dialogo.
Atualmente a comunicação é um dos grandes problemas nas organizações, devido a mudança de cultura e a globalização que provocam um distanciamento das pessoas não possibilitando o relacionamento interpessoal.
A dinâmica é importante para o líder