Processadores quânticos
Alessandro Brito Nascimento
Altemir Almeida Silva
Arinaldo Assunção de Almeida
Patrick de Oliveira Ferreira
INTRODUÇÃO
Os computadores estão em evolução constante, necessitando cada vez mais de processamento, onde se chega a um estado em que a tecnologia atual não é o bastante, necessitando elevar a um nível mais ousado, chegando a nova era de processamento, o quântico, que processa cálculos com velocidades antes não alcançadas e chega a resultados de grandes informações cada vez mais rápidos.
DESENVOLVIMENTO
O que pode ser considerado um computador quânticos? Como eles funcionam?
Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição. Teoricamente, computadores quânticos podem ser implementados e o mais desenvolvido atualmente trabalha com poucos qubits de informação. O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável (exponencial no tamanho da entrada), como por exemplo, a fatoração em primos de números naturais. A redução do tempo de resolução deste problema possibilitaria a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente. Contudo, o computador quântico ofereceria um novo esquema de canal mais seguro.
O computador quântico que os cientistas têm em mente é uma máquina microscópica, composta apenas de partículas atômicas tratadas em laboratório, capazes de resolver em minutos cálculos que o mais avançado dos supercomputadores levaria eras para terminar. Só que, por enquanto, esse aparelho fantástico existe apenas na cabeça dos físicos. O que há de concreto são protótipos enormes em laboratório, mas que já servem para provar o princípio de funcionamento da invenção: no computador quântico, o processador, o "cérebro" da máquina, não é formado por chips, como acontece nos modelos comuns, mas por átomos que interagem entre si