Computação quântica
Existe algum? Qual o seu potencial? Estas são algumas perguntas às quais este trabalho vai se direccionar e ainda mostra as características, a sua evolução e aplicações práticas. Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos usando propriedades quânticas. Essas propriedades possibilitam alto grau de paralelismo computacional, permitindo que algoritmos com ordem exponencial de operações em computadores tradicionais sejam executados em tempo polinomial por computadores quânticos.
Palavras-chave: quântica; qubits ; w-dave ;
1. Introdução
Não é preciso voltar muito no tempo para encontrar as origens do computador quântico. Eles foram idealizados há apenas 31 anos atrás, por um físico, Richard Feyman, creditado como a primeira pessoa a aplicar a teoria quântica a computadores em 1981. Richard Feyman idealizou a criação de uma máquina de Turing quântica.
Ao longo da história da computação podemos verificar que as capacidades de memórias, armazenamento e processamento têm vindo a crescer a uma velocidade extraordinária até a actualidade, e podemos prever que continuará no futuro e num futuro próximo os computadores quânticos podem vir a revolucionar os computadores actuais, ao nível do processador e na forma como os programas são escritos.
Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos usando propriedades de mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência. Estes computadores têm como objectivo a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que a computação clássica levaria tempo impraticável, como por exemplo: Facturação, logaritmo discreto, simulações de física quântica, busca de informação em bancos não ordenados e a aplicação na inteligência artificial etc. Apesar de ser uma ideologia recente e por enquanto todo muito teórico já existem protótipos enormes em laboratório, mas que já servem para provar o princípio de