Processadora
A imagem latente torna-se visível por ação do agente, químico chamado de revelador. A solução reveladora. Fornece elétrons que migram para grãos que foram, sensibilizados pelos raios X, e converte os outros íons de prata que não foram expostos em íons metálicos de Cor escura. Isto faz com que apareçam pintas pretas na emulsão Geralmente, o filme radiográfico é revelado por uma Processadora automática onde se mostram os quatro Estágios do processamento.
Em uma processadora convencional, o filme é revelado Por um período entre 20 e 25 segundos.
A.3) ativação: a função do ativador, geralmente carbonato de cálcio, é amolecer e expandir a emulsão, para que o redutor possa alcançar os grãos sensibilizados pela luz.
A.4) conservação: o sulfeto de sódio ajuda a proteger os agentes redutores da oxidação que se dá com o contato com o ar. Também reagem com produtos da oxidação para reduzir sua atividade.
A.5) endurecimento: o glutaraldeído é utilizado para impedir o amolecimento excessivo da emulsão. Isto é necessário em processadoras automáticas que transportam os filmes através de rolos.
Fixação
Após passa pelo revelador, o filme é transportado para um segundo tanque que contém uma solução fixadora.
O fixador é uma mistura de várias soluções químicas que desempenham as funções
Neutralização: quando o filme sai do revelador, ele ainda está molhado pela solução reveladora. É necessário que se estanque o processo para evitar.
Uma revelação excessiva e o aumento do fog do filme. Utiliza-se o ácido acético para este fim.
Clareamento: a solução fixadora também clareia os grãos de haletos de prata não revelados. Utiliza-se amônia ou tiossulfato de sódio. Os grãos não expostos são retirados do filme e se dissolvem na solução fixadora
A prata que se acumula no fixador durante o processo de clareamento pode ser recuperada.
Conservação: o sulfato de sódio é usado para proteger o fixador de reações que deterioram.
Lavagem
O próximo estágio do filme é passar