universidade da coxinha
-Participação de capital de terceiros
Indica qual a “dependência” dos negócios em relação a recursos de terceiros.
Uma participação próxima a 1 denota insolvência e extrema dependência de terceiros. O ideal é que esta participação seja igual ou inferior a 0,6.
Como os valores estão acima de 1 ,mostra que a empresa é dependente de capital de terceiros.
-Composição do endividamento
Indica quanto da dívida total da empresa deverá ser pago a Curto Prazo, isto é, as
Obrigações a Curto Prazo comparadas com as obrigações totais.
Quanto menor for o mesmo significa maior “folga” em relação ás dividas e compromissos existentes. De 2011 para 2013 houve um aumento , indicando que houve um aumento das dívidas de curto prazo.
-Endividamento sobre ativo total
Esse índice indica a participação do Passivo Financeiro (PF) no financiamento do Ativo da empresa, mostrando a dependência da empresa junto a instituições financeiras.
Tal índice caiu de 2012 para 2013 , o que mostra que a empresa tem dependido menos de instituições financeiras.
-Imobilização sobre patrimônio líquido
Reflete o “engessamento” dos recursos próprios, pois quanto maior o índice, maior a dependência de terceiros para atender compromissos financeiros. Um índice menor que 0,5 é recomendável.
Como os índices são menores que 0,5 , mostra-se que a empresa está dependendo menos de terceiros para atender compromissos financeiros.
-Margem bruta A margem bruta apresenta quanto a empresa obtém de retorno das vendas, retirando os custos das mercadorias vendidas e serviços prestados. A margem bruta representa quanto sobra após considerar estes custos. Os índices vem baixando de 2011 ate 2013 , mas ainda mostra um bom número de 64%
-Margem líquida
Corresponde ao que sobra para os acionistas em relação as receitas com vendas e prestação de serviços da empresa. Mostra qual o lucro líquido para cada unidade de venda realizada na empresa. Os índices