PROCEDIMENTOS TROCA PTA EIXO
1. Retirar toda mangueira do carretel, bem como as proteções laterais.
2. Desmontar carretel retirando-o de cima dos chassis superior. Colocar o carretel sobre um piso firme e nivelado, travando as laterais para que o carretel não se movimente durante o serviço, conforme esquema.
Esquema
3. Fazer o corte do eixo conforme medida indicada, com disco de corte de alta performance (Ex: Zipcut 7” x 1/16” da Walter), pois fazem cortes limpos , são de altíssima segurança e de espessura muito reduzida. Não aconselhamos fazer o corte com maçarico, principalmente em eixos com ponta de inox, pois no ponto de corte o eixo é de aço carbono, mas existe uma guia interna de inox (Titan), aço carbono G1/G4, o que impossibilita o oxi-corte direto.
Esquema
4. Corte os cordões de solda que fixam a ponta de eixo à flange lateral do carretel. Lembre-se de fazer uma marcação da posição da ponta de eixo antes de retirá-la do carretel. Isto facilitará o posicionamento da ponta nova para transferência da furação para flange do carretel. Corte a seguir o cordão de solda que fixa o flange do tubo de subida ao carretel.
Esquema
5. Retirada a ponta danificada, deve-se dar acabamento perfeito na parte interna do flange lateral do carretel, onde esta o rebaixo para centragem, que também será usado na centragem da ponta nova. Portanto, a centragem da ponta substituta dependerá da perfeição da remoção das soldas no rebaixo do flange. De preferência utilize uma esmerilhadeira pequena com disco de desbaste 4”.
Esquema
6. O reparo tem um flange uma pestana de inox, que permite a reutilização do tubo de subida, desde que esteja em perfeitas condições. Para isto corte-o na altura indicada. Caso contrário substitua o tubo e, utilizando o flange com pestana faça a montagem final com a ponta de eixo nova.
Esquema
7. Para a montagem final da ponta nova, coloque primeiro a luva flangeada