Procedimentos relatório Equilibrio quimico
Parte 1 – Reação reversível entre líquidos: Equilíbrio dos íons cromato e dicromato
Adicionou-se 3mL de cromato de potássio 0,1 mol/L e 3 mL de dicromato de potássio 0,1 mol/L em tubos de ensaio distintos. Anotou-se a cor e usou-se a cor dessas soluções como referência para as alterações de cores ocorridas nos experimentos a seguir.
1) Colocou-se cerca de 3 mL de cromato de potássio 0,1 mol/L em dois tubos de ensaio e etiquetou-se como tubos A e B; Colocou-se cerca de 3 mL de dicromato de potássio 0,1 mol/L em dois tubos de ensaios e etiquetou-se como C e D. Essas soluções foram usadas como fontes de íons cromato e dicromato.
2) Deixou-se os tubos na estante e anotou-se a cor de cada solução.
3) Adicionou-se 20 a 30 gotas de NaOH 0,1 mol/L nos tubos A e C, sem agitação e observou-se e depois agitou-se; Adicionou-se 20 a 30 gotas de HCl 0,1 mol/L nos tubos B e D, sem agitação, observou-se e agitou-se
4) No tubo em que se adicionou NaOH acrescentou-se HCl sem agitação, observou-se e depois agitou-se; ao tubo em que se adicionou-se HCl, adicionou-se NaOH sem agitação, observou-se e depois agitou-se. Acrescentou-se notar-se alguma alteração.
5) Adicionou-se cerca de 3 mL de solução de cromato de potássio em dois tubos de ensaio. Adicionou-se cerca 3 mL de dicromato de potássio em outros dois tubos.
6) Adicionou-se cerca de 20 a 30 gotas de solução de amônia em um dos tubos contendo a solução de cromato de potássio. Efetuou-se o mesmo procedimento em um dos tubos contendo solução de dicromato de potássio.
7) Adicionou-se 20 a 30 gotas de solução de hidróxido de cálcio em um dos tubos contendo a solução de cromato de potássio. Efetuou-se o mesmo procedimento em um dos tubos contendo solução de dicromato de potássio.
Parte 2 – Reação reversível entre sólido e solução líquida
1) Adicionou-se gotas (cerca de 0,5mL) de solução de cromato de potássio 1 mol/L em tubo de ensaio. Acrescentou-se duas gotas de solução de NaOH 1 mol/L. Acrescentou-se