procedimento para contagem física do estoque
I INTRODUÇÃO
A finalidade destas instruções é determinar os procedimentos básicos para a contagem de inventário. É necessária sua estrita observância a fim de assegurar um levantamento preciso.
II RESPONSABILIDADES
A diretoria designará um encarregado de inventário, que será responsável pelos inventários físicos e um “controller” de inventário que, além das tarefas que lhe serão confiadas conforme abaixo descrito, observará todo o levantamento do inventário e fará os testes de contagem física que achar necessários.
Independentemente das designações acima, os auditores apontarão seus representantes, que observarão os procedimentos do levantamento e farão testes das contagens.
III PREPARAÇÃO PARA O INVENTÁRIO FÍSICO
III 1. CODIFICAÇÃO DO MATERIAL
Todos os materiais, exceto os itens lançados diretamente como despesa, devem ser codificados com bastante antecedência da data do levantamento do inventário. A codificação deve constituir-se somente de algarismos, levando-se em consideração a divisão dos materiais, de acordo com os registros contábeis.
III 2. DISPOSIÇÃO DOS ITENS NA FÁBRICA
O trabalho de tomada de inventário pode ser grandemente facilitado se os estoques e os produtos em processo forem ordenados antes do início da contagem. Sempre que um artigo for estocado em dois ou três lugares diferentes, tal situação deve ser aclarada antes do início da contagem.
III 3. DIVISÃO DA FÁBRICA EM ÁREAS
O encarregado do inventário deve estudar cuidadosamente a fábrica e elaborar um plano dividindo-a previamente em áreas, para a tomada de inventário.
Sempre que possível, divisões físicas como paredes, edifícios independentes, balcões, etc., devem ser usados para dividir as áreas. Quando não existirem divisões físicas, as áreas devem ser selecionadas de acordo com alas ou prateleiras.
Uma vez dividido em áreas todo o espaço da fábrica, tais áreas podem ser