procedimento operacional padrão da bomba a vacuo
Laboratório de Quimica – Senai
Descrição do aparelho:
A bomba de vácuo é um dispositivo criado para remover as moléculas de ar ou qualquer outro gás,deixando um vácuo parcial dentro de determinado sistema. É utilizada em filtração, extrações esecagem, por exemplo.
Especificação técnicas:
Tensão: 110/220 V
Rotação 60 Hz: 1725 RPM
Deslocamento teórico: 3,36 m3
/h (56 L/mim) 1,98 CFM
Pressão máxima: 685,8 mmHg/ 27” Hg
Potência do motor: ¼ HP
Comprimento: 350 mm
Altura: 240 mm
Largura: 220 mm
Peso: 12,7 kg
Operacionalização:
OBS1: Verifique se a saída da bomba não esteja obstruída, por exemplo, mangueira dobrada. Isto poderá causar a formação de pressão interna perigosa. Se existirem vapores condensáveis para evitar problemas de calor extremo, coloque a saída de vapor da bomba para fora do local onde ela está sendo utilizada.
OBS2: Antes de ligar a bomba, confirme que o nível de óleo esteja entre o nível do MEIO e o nível do MÁXIMO. A bomba operará satisfatoriamente neste nível em condição de uso normal. Caso o
Nível esteja abaixo do MEIO ou próximo do MÍNIMO, coloque o óleo recomendado no cárter da bomba, observando que esteja entre o nível do meio e do máximo no visor de óleo. Caso isso ocorra no fim da análise, avise alguém da situação.
1. Ligar o aparelho na tomada sempre observando voltagem do equipamento.
2. Verificar se o nível do óleo (7) está completo.
3. Conectar (1) a mangueira flexível na entrada de ar (se for operar algum sistema a vácuo) ou na saída de ar (se for operar algum sistema que necessite de ar comprimido)
4. Ligar o botão geral (9) na parte de trás do equipamento.
5. Regular a pressão de entrada e de saída através das válvulas de regulagem (4) tipo agulha situadas ao lado do vacuômetro de regulagem antes de desligar a bomba.
6. Desligar o equipamento da rede elétrica.
7. Após o uso fazer a limpeza necessária nos seus