Procedimento operacional padrao
O seguinte relatório tem por finalidade, através de testes previamente estabelecidos (de modo que venha simplificar o processo completo de identificação deste composto), classificar qualitativamente um determinado composto: AMOSTRA 20. A abordagem sistemática para identificação de um composto orgânico segue, em geral, os seguintes passos:
1- Testes preliminares para determinar a natureza física do composto;
2- Testes para obter informações sobre a composição estrutural do composto orgânico desconhecido, sendo importante conhecer as características de solubilidade do composto.
3- Realizar testes químicos, principalmente para identificar elementos que não sejam C, H e O.
4-Realizar testes para a detecção de grupos funcionais comuns presentes na molécula.
3. EXPERIMENTAL
3.1. Características físico-químicas:
Amostra solida (20); po branco acinzentado palpável, com poucos cristais translucidos misturados ao po (heterogenio); inodoro; amorfo.
3.1.1. Determinação do Ponto de fusão:
A faixa de temperatura entre o início e o fim da fusão da amostra dá idéia da pureza da mesma. Em condições adequadas, quanto mais puras é a amostra, mais estreita é a faixa de fusão. Uma variação de dois graus Celsius, normalmente é aceita para um composto puro.
Resultado: 180º a 201º.
Provavel resultado deve-se ao fato da amostra não ser pura e estar contaminada por outras amostras.
Obs: aos 120 graus surgiu uma pequenina bolha de água.
3.2. Solubilidade:
Procedimento: pequena quantidade da amostra foi colocada em um tubo de ensaio onde foram adicionados 2mL de solvente. Agitou-se a mistura vigorosamente durante alguns minutos e observou-se o comportamento da mesma.
Não foi realizado o teste de solubiladade.
3.3. Análise Qualitativa para elementos
Os elementos mais comumente encontrados em um composto orgânico são carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e halogênio.
3.3.1.