Procedimento experimental aspirina
Em um erlenmeyer adicionou-se 1,000 g(coloca nosso peso) de Ácido Salicílico juntamente com 2 mL de Anidrido Acético. A essa solução, adicionou-se 4 gotas de ácido fosfórico. Homogeneizou-se essa solução e colocou-a em um banho-maria a 90ºC por aproximadamente 50 minutos, no qual a mesma foi agitada periodicamente. Quando não se se notou mais o cheiro característico do anidrido acético, retirou-se o erlenmeyer do banho e foi adicionado 10 mL de água destilada gelada e colocado esse erlenmeyer em um banho de gelo por aproximadamente 10 minutos. Notou-se que após a colocação do erlenmeyer no banho de gelo, houve uma grande cristalização de Ácido Acetilsalicílico, devido à diminuição da temperatura da solução o que acarreta também uma diminuição na solubilidade da mesma. Após, filtrou-se a solução em um funil de Buchner com um papel de filtro previamente pesado. A amostra obtida foi então pesada junto ao papel de filtro, após aguardado um período de tempo necessário para que a mesma secasse.
-Conclusão:
Após a observação dos resultados obtidos experimentalmente, concluiu-se que:
Os fenóis não podem ser satisfatoriamente acetilados em solução aquosa, por este motivo utilizamos o ácido fosfórico como catalisador, pois ele diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade de reação, sendo uma reação exotérmica, com aumento de temperatura, o qual pode ser notado ao efetuar contato com o frasco no momento da reação. O ácido salicílico com acetilação produz principalmente ácido acetilsalicílico ou aspirina.
O experimento obteve um rendimento de 76,6%, porém sabemos que este rendimento é de uma amostra impura, pois a recristalização não foi efetuada com uma alta precisão. Os erros responsáveis por isso seriam: a solução pode não ter sido homogeneizada corretamente, a presença de um pequeno inseto na amostra,(falar ou não falar do inseto?) ou ainda durante a filtração podem ter permanecido cristais nas paredes do filtrador