Procedimento de Tratamento Térmico
TRATAMENTO TÉRMICO
OBJETIVO
Este procedimento tem como objetivo fornecer os requisitos a serem aplicados ao tratamento térmico de alivio de tensões em juntas soldadas, constituídas de aços carbono e aços ligados.
DESCRIÇÃO
1 TAXA DE AQUECIMENTO 1.1 O controle de temperatura deverá iniciar a 150°C. 1.2 Acima de 150°C a taxa de aquecimento deverá atender aos valores especificados na tabela 1.
Notas:
a) Taxas superiores serão admissíveis se ocorrem em período contínuos de até 15 minutos.
b) No caso de juntas dissimilares, a taxa de aquecimento deve ter o valor correspondente ao metal de base com maior teor de elementos de liga.
2 TEMPERATURA DE TRATAMENTO
2.1 A temperatura de tratamento (Patamar) deverá atender aos valores especificados na tabela 2.
Notas
a) Variações na temperatura de tratamento são admissíveis, desde que no somatório não sejam superiores a 15 minutos.
b) No caso de juntas dissimilares, a temperatura de tratamento deve ter o valor correspondente ao do metal de base com maior teor de elementos de liga.
3 TEMPO DE TRATAMENTO
3.1 A junta soldada deverá permanecer na faixa de temperatura citada no item 2, durante o tempo estabelecido na tabela 3.
Notas:
a) O tempo de tratamento térmico não precisa ser contínuo. Deve ser considerado para cálculo do tempo total, apenas o tempo que a temperatura estiver dentro da faixa citada no item 2.
b) No caso de juntas com espessuras diferentes, o tempo de tratamento térmico deve ter o valor correspondente ao metal de base de maior espessura.
4 TAXA DE RESFRIAMENTO
4.1 O controle de temperatura deverá iniciar a 150°C. 4.2 Acima de 200°C a taxa de resfriamento deverá atender aos valores especificados na tabela 1.
Notas:
a) Taxas superiores serão admissíveis se ocorrem em períodocontínuos de até 15 minutos.
b) No caso de juntas dissimilares, a taxa de