Relatório
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS
TRATAMENTO TÉRMICO I
ESTUDO COMPARATIVO DOS EFEITOS DE TRATAMENTOS TÉRMICOS EM AÇOS
Amorim, V.N.B. 1; Oliveira Filho, E.G.1; Azevedo, L.M.S. 1; Soares, E. J. F.2
1 Graduandos em Engenharia de Materiais– IFPa; 2 Prof. Dr. em Engenharia de Materiais- IFPa.
RESUMO
Os aços são um dos mais importantes materiais metálicos usados nas indústrias. Porém nem sempre estes materiais apresentam propriedades mecânicas desejáveis para determinadas aplicações após seu processo de fabricação. Quando isso acontece realiza-se os chamados tratamentos térmicos, a fim de melhorar ou atribuir aos aços propriedades mecânicas através do alivio de tensões provenientes do seu processo de fabricação ou modificação da estrutura interna, conferindo ao material um melhor desempenho em aplicação. Este trabalho teve como objetivo realizar os diversos tratamentos térmicos industriais em um aço comum, a fim de comparar os efeitos dos mesmos nas propriedades mecânicas.
Palavras-chave: Tratamento térmico, aços, propriedades.
I – INTRODUÇÃO
Os tratamentos térmicos são operações de aquecimento e resfriamento sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, largamente empregadas em aços com o objetivo de alterar suas propriedades ou conferir-lhes características pré-determinadas.
O Recozimento é um procedimento que visa remover tensões resultantes de tratamentos mecânicos, e melhorar as propriedades mecânicas. No processo experimental foi feito o recozimento pleno onde a amostra foi aquecida acima da zona critica e resfriada lentamente, desligando o forno e deixando que a peça resfrie junto com ele, até a temperatura ambiente.
A normalização é o tratamento térmico que visa refinar a granulação de peças de aços fendidos ou para peças laminadas ou