Proced
Existem alguns métodos que permitem a purificação de uma substância pelo processo da sublimação. O processo utilizado foi o método de aquecimento direto em chapa.
Colocar pequena porção de cristais de iodo em um Becker. Colocar o vidro de relógio sobre o Becker e colocar sobre a chapa. Outra possibilidade é colocar sobre o béquer um funil, de tamanho compatível, ligar o bico de Bunsen e aquecer por 2 ou 4 minutos.
O processo deverá ser repetido utilizando a naftalina. Estes dois processos são uma reação física.
Um fenômeno químico envolve uma reação química em que as substâncias originais destruídas e novas são formadas. Por exemplo, na queima de um pedaço de papel, formado de celulose, há a transformação desta substância em gás carbônico, carbono elementar (carvão), água e muitas outras substâncias.
Um fenômeno químico pode ser detectado pela observação de algumas mudanças no sistema em análise. Mudanças drásticas de cor, liberação de odores e/ou gases, efervescência e precipitação são indícios de um fenômeno químico ocorreu com a amostra.
Procedimento:
Preparar os seguintes tubos: a- 1ml de sulfato de cobre b- 1ml de sulfato de cobre c- 1ml de carbonato de sódio d- 1ml de hidróxido de sódio e- 1ml de carbonato de sódio f- 1ml de acido sulfúrico g- 1ml de acido sulfúrico
Adicionar ao tubo a 1ml de nitrato de chumbo, ao tubo b 1ml de iodeto de potássio, ao tubo c 1ml de cloreto de cálcio, ao tubo d 1ml de sulfato de cobre, ao tubo e 1ml de nitrato de chumbo, ao tubo f 1ml de nitrato de chumbo e ao tubo g 1ml de iodeto de