Probreza
Disciplina: Geografia Professora: Samira
Série: 3º 02 Data: 24/09/2014
Aluno: Marcos Vieira Nandi
Você tem fome de que?
O processo de globalização muito evidente nos últimos séculos ocasionou um aumento dos problemas muito comuns na sociedade, à fome e a pobreza, estes flagelos são os que mais contribuem para as guerras, violência e destruição do meio ambiente. É uma agressão e diminui o tempo de vida de quem padece, atua sobre a estrutura mental e conduta do ser humano, é uma questão de saúde publica, e que estão impregnadas em todas as nações, impedindo a evolução.
Uma das origens dos problemas sociais é decorrente do sistema Capitalista, que prioriza o lucro e comercialização acima do uso adequado e justo dos recursos, sendo um sistema de exploração, não possui uma divisão justa de poder aquisitivo ocasionando na desigualdade social, e também a extração de matéria prima de países subdesenvolvidos que são os mais afetados, acabam perdendo seus recursos naturais, que consequentemente levam a pobreza.
A fome em questão, não esta ligada com a pouca produção ou a falta de comida no mundo, mas sim a má distribuição do alimento em todo o globo terrestre, pois é produzido o suficiente para alimentar seis bilhões de pessoas, o problema é níveis exorbitantes de desperdício que seria o suficiente para erradicar a fome. Podendo também ser ocasionada por questões naturais, como climas, abalos sísmicos, seca, falta de água potável, doenças. Como também guerras e crises econômicas.
Sabe-se que existem muitas formas de no mínimo diminuir a porcentagem de fome e pobreza no mundo, dentre elas seria uma união dos sistemas capitalista e socialista para um melhor aproveitamento e uma forma justa pra sociedade, a distribuição homogênea de alimento para a população mais necessitada, através de ONGs de apoio, investimento de países com um poder aquisitivo maiores