TCC Pronto
Jéssica Bruna da Silva
Rebecca Dias Lopes
Homofobia
Liberdade para viver a sexualidade
Mauá
2015
JÉSSICA BRUNA DA SILVA
REBECCA DIAS LOPES
Homofobia – Liberdade para viver a sexualidade
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colégio Raios de Sol como exigência parcial para obtenção do diploma de Ensino Médio sob a orientação da professora Márcia Froes Queiroz.
Problemática:
PODE – SE DIZER QUE A LIBERDADE SUPÕE UM DIREITO DE ESCOLHA?
Definição:
O termo homofobia é um neologismo inserido na literatura “pelo psicólogo George Weinberg”, em 1971, numa obra impressa, combinando a palavra grega phobos (“fobia”), com o prefixo homo, como remissão à palavra “homossexual”.
Homofobia define- se variavelmente como antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional em relação aos homossexuais, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais.
História:
É importante diferenciar os dois termos: orientação sexual indica por qual gênero a pessoa se sentirá atraída emocionalmente e sexualmente (classificação que um belo dia não precisará mais existir) e identidade de gênero indica com qual dos gêneros a pessoa se identifica, independente do seu sexo biológico, podendo inclusive se ver como um indivíduo intersexual. Como ainda temos papéis sociais determinantes baseados nas categorias de homem e mulher, faz-se necessário o emprego desse termo para garantir a liberdade de escolha dos transgêneros e intersexos. Logo, a lei deveria garantir enfim direitos e cidadania aos transgêneros.
Trata-se de uma questão de racismo e de preconceito. Este medo passa pelo problema da identificação grupal, ou seja, os homófobos se opõem radicalmente aos que não se alinham com o papel que eles desempenham na sociedade, ainda que o comportamento destes seja apenas na aparência.
Atualmente, algumas pessoas colocam a homofobia como um tipo de xenofobia, o terror