Problemática das águas em Salvador
2. Introdução Este artigo acadêmico é resultado de diversas pesquisas e informações obtidas em sala de aula, na matéria de Infraestrutura Urbana. Apresenta como objetivo, evidenciar a partir de informações gerais a problemática das águas na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, Brasil.
Busca agregar informações sobre a água, a relação da água com a cidade, identificando o processo de abastecimento, a manutenção, a qualidade e o acesso da população. Afinal a água é elemento de fundamental importância para a sobrevivência dos seres vivos. Tratando também sobre a questão da drenagem pluvial e esgotamento sanitário como questões de saúde pública.
Evidenciando o total descontrole, preocupação e preservação com as águas da cidade, causando, transtornos e que no futuro, provavelmente serão problemas irreversíveis. Retratará também, que para muitos a água é elemento de luxo, sobre ponto de vista social e financeiro.
Utilizando os conhecimentos específicos adquiridos em sala de aula, será explicado o processo de abastecimento de água, o saneamento básico e a drenagem pluvial, que são subsistemas de grande importância para a infraestrutura urbana, para o cotidiano de uma cidade e seus habitantes.
3. Água
Para que seja possível a total compreensão deste artigo acadêmico, antes mesmo de evidenciar os aspectos e relação da água com a urbanização da cidade de Salvador, é necessário um entendimento básico sobre a água. Substância insípida, inodora, incolor e acima de tudo indispensável. É composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na Terra.
A água cobre 71% da superfície do planeta Terra, é encontrada