A Problemática Do Estacionamento Grátis
¹ Universida Federal da Bahia – UFBA, Praça da Piedade, nº 640.070-010
Salvador, Bahia - Brasil
Resumo: Este artigo introduz, de forma breve e sucinta, a problemática do estacionamento e sua influência na dinâmica de transporte. O artigo teve como base os métodos de Donald Shoup e Todd
Litman.
Abstract: This paper introduces briefly and succinctly, the issue of parking and its influence on transport dynamics. The article was based on the methods of Donald Shoup and Todd Litman.
Keywords: parking, transport dynamics.
JEL:R40, R48, R49.
1.INTRODUÇÃOApesar de pouco mencionado nos estudos sobre Mobilidade e Acessibilidade, a questão dos estacionamentos exercem um papel importante na dinâmica do transporte urbano, sendo um fator influente para a escolha do modal de viagens a consequentemente estigmatizarão de outros m modais associados a suburbanização e degradação das cidades. A variável chave deste processo é a tendência de um fornecimento grátis dos estacionamentos, que estabelece um viés indutor da automobilidade, que cada vez mais se tem mostrado insustentável, o que se pode expressa visualmente, abaixo:
Imagem 1 – Ciclo de dependência do automóvel.
No qual fica evidenciado que o estacionamento, como qualquer terminal, é imprescindível para a dinâmica de transporte, porém a sua gestão baseada através do paradigma da oferta abundante, está se tornando insustentável. Em função disto este trabalho objetiva subsidiar o desenho e a aplicação de políticas de estacionamentos agasalhada numa política de gestão de demanda, de forma a alinhar os mecanismos de incentivos dos agentes responsáveis pela dinâmica do trânsito, induzindo-o a exercerem suas funções na direção de um sistema de transporte e de uma mobilidade sustentável.Com este propósito, o trabalho consta desta introdução, mais duas partes e uma conclusão.
Na primeira parte, confronta-se o velho com o novo paradigma dos estacionamento e apresenta