problematiza o
1 - Quais as causas mais comuns de agressão no ambiente escolar
O Bullying pode ocorrer em qualquer tipo de colégio, público ou privada, as causas do Bullying podem fazer parte nos modelos educativos a que são expostas as crianças, na ausência de valores, de limites, de regras de convivência, em receber punição ou castigo através de violência ou intimidação, e aprender a resolver os problemas e as dificuldades com a violência.
[...] a violência está longe de ser uma manifestação de irracionalidade remete a um padrão, uma linguagem, a uma maneira de organizar a experiência da sociabilidade, a certa modulação de culturas que ordena as disposições subjetivas e os comportamentos, os processos de sociabilização e reprodução dessas linguagens precisam ser investigadas e descritas. (ROUTTI, 2010, p.342 apud SOARES, 2006).
O médico Aramis Lopes Neto, coordenador da pesquisa, ABRAPIA (Associação Brasileira de Proteção à Infância e Adolescência) cita:
“Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater o Bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola para o controle do Bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade”.
Isso pressupõe que a vítima nada faz para ser atacado. O Bullying tem como marca o desrespeito, a intolerância e o preconceito, ainda que seja considerado desequilíbrio e poder entre as partes, podendo ser percebido em relação à diferença entre forças físicas, emocionais ou sociais. Portanto, o desequilíbrio é que proporciona vantagem de poder do autor sobre a vítima, possibilitando com isso, o processo de vitimização e danos decorrentes.
O Bullying envolve o agressor, a vítima e a testemunha. O agressor costuma está em situação de