Problematiza
Na administração publica existe grupos com poder, que visam somente seus interesses particulares, tornando-os mais importantes do que as necessidades de toda a população, esses grupos procuram ter comando sobre diversos setores da sociedade, e estruturas burocráticas de governo, por longos períodos, para usufruir de uso preferencial de grande parte do orçamento público. E para receber apoio politico usam a bondade e o assistencialismo paternalista, cedendo benefício a uma minoria da população, tratada como clientela, que entende como uma concessão pessoal do líder, e não um direito individual ou um valor de cidadania.
Dificultando o alcance da cidadania, nos setores da saúde, educação, segurança e pobreza, e gerando uma população submissão, alienada e descredita com a administração pública.
A maioria dos cidadãos constatam mal atendimento no setor publico e o descaso, mostrando a ineficiência no serviço, que é um sintoma de iniquidade social, pois os mais afortunados dispõem de outros meios. Na prática neoliberal de países mais avançados, a gestão pública deve agir no sentido de manter a igualdade perante a lei e de garantir oportunidades iguais, salvo nos casos em que as chances não são claramente iguais. Programas sociais se justificam mais facilmente