problemas educacionais
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Setor de Educação
Coordenadoria de Integração de Políticas de
INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Educação a Distância – CIPEAD
CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Nome do (a) aluno (a): Claudia correia
Pólo: Paranaguá
Turma: 2011
Disciplina: História da Educação
Atividade 1 – A educação na Antiguidade entre gregos e romanos
A EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA ENTRE GREGOS E ROMANOS
a) Destaque duas características que fundamentaram a educação grega.
Esparta e Atenas ocupam papel de destaque entre a polis gregas, onde nelas, dois ideais de educação vieram a luz: um, o de Esparta, desenvolvendo-se numa perspectiva militarista de “formação de cidadãos guerreiros, homogêneos à ideologia de uma sociedade fechada e compacta”; o outro, de Atenas, baseado na “concepção de Paidéia, de formação humana livre e nutrida de experiências diversas, valoriza o indivíduo e suas capacidades de construção do próprio mundo interior e social”.
A educação espartana tinha caráter na essência militar, os meninos viviam em casemas dos 07 aos 30 anos de idade, e sua educação incluía intermináveis exercícios de ginástica e atletismo, onde suportavam frio, fome, não havia conforto e suas vestes eram bem simples. A educação moral era a obediência, a aceitação dos castigos físicos e o respeito aos mais velhos.
A educação em Atenas contrastava acentuadamente com a adotada em Esparta, eles acreditavam que sua cidade-estado torna-se-ia a mais forte se cada menino desenvolvesse integralmente as suas melhores aptidões individuais. O governo não controlova os alunos e as escolas. Um garoto ateniense entrava na escola aos 06 anos de idade e ficava confiado a um pedagogo. O governo recrutava para treinamento militar durante 24 meses, todos os jovens quando atingiam a idade de 18 anos. b) Destaque duas características que destacaram a