problemas de desenvolvimento na infancia
1 – PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Os problemas de comportamento são padrões de comportamento tão difíceis que ameaçam as relações normais entre a criança e as pessoas que a rodeiam.
Os problemas de comportamento podem ser causados pelo ambiente em que a criança vive, por sua saúde, por seu temperamento inato ou por seu desenvolvimento. Um relacionamento difícil com os pais, professores e pessoas que cuidam dela também pode ser a raiz de um distúrbio comportamental.
Para diagnosticar um problema de comportamento, o médico ou o psicoterapêuta entrevista os pais e pede que eles descrevam cronologicamente as atividades do dia em um dia comum. As discussões são centradas sobre as circunstâncias que acarretaram o problema de comportamento e sobre os detalhes do comportamento em si. O profissional também observa a interação entre a criança e seus pais.
Os problemas de comportamento tendem a piorar no decorrer do tempo, mas o tratamento precoce pode ajudar a impedir a sua progressão. Um contato mais positivo e agradável entre a criança e seus pais pode aumentar a auto-estima da criança e dos pais. A melhor interação pode ajudar a romper o círculo vicioso de comportamentos negativos que acarretam respostas negativas.
1.1 - Dificuldade de relacionamento entre a criança e seus pais
Os problemas de relacionamento podem começar durante os primeiros meses de vida. A relação entre a mãe e a criança pode ser difícil em conseqüência de uma gestação ou de um parto difícil. A depressão pós-parto ou a falta de apoio paterno, de parentes ou de amigos, também pode dificultar a relação entre a mãe e a criança. O horário de alimentação e de sono da criança também contribuem para essa dificuldade. A maioria dos recém-nascidos não dorme a noite toda até o 2º ou 3º mês de vida. Durante esse período, a maioria das crianças apresenta episódios freqüentes de choro intenso e prolongado.
Ao sentimento de desespero, podem ser