Problemas Corporais (Quimica)
A gordura trans está presente em alimentos como manteiga, batatas fritas, sorvetes, biscoitos, bolos, bolachas recheadas e outros empacotados.
A talidomida (C13H10N2O4) é uma substância usualmente utilizada como medicamento sedativo, anti-inflamatório e hipnótico. Devido a seus efeitos teratogênicos, tal substância deve ser evitada durante a gravidez e em mulheres que podem engravidar, pois causa má-formação ou ausência de membros no feto. Ela é um derivado do ácido glutâmico e estruturalmente contém dois anéis amida e um único centro quiral. Este composto existe na forma de mistura equivalente dos isómeros (S)-(-) e (R)-(+) que se Inter convertem rapidamente em condições fisiológicas. O enantiômero (S) está relacionado com os efeitos teratogênicos da talidomida, enquanto o enantiômero (R) é responsável pelas suas propriedades sedativas.
Os mamíferos necessitam de vitamina C para a formação adequada do tecido conjuntivo, como o colágeno. As fibras resistentes dessa proteína mantêm juntos os tecidos da pele, músculos, vasos sanguíneos, tecidos em cicatrização e outras estruturas corpóreas. A vitamina C foi descoberta em 1746, o médico-cirurgião da marinha britânica James Lind realizou experiências clínicas com portadores de escorbuto, referindo a cura da doença com a ingestão de frutas cítricas. Mas, por causa da dificuldade em transportar frutas frescas em viagens de longa duração, pesquisadores britânicos substituíram as frutas por substâncias ácidas, pensando ser a acidez a