Problemas atuais da administração
Plano de Cargos e Salários é tarefa complicada, que requer planejamento estratégico, definição rígida de metas, pois é uma medida que provoca grande impacto nas pessoas e no desempenho da organização pelos seus efeitos e conseqüências.
Um exemplo acontece nas instituições públicas. A análise de desempenho ocorre trienalmente (3 em 3 meses). Entretanto, as questões políticas prejudicam o sistema de remuneração e recompensas no setor público, uma vez que nem sempre são beneficiadas aquelas pessoas que realmente merecem, em detrimento de outras indicadas politicamente.
Para que a implantação do Plano de Cargos e Salários aconteça é necessário definir a remuneração adequada de função, e a descrevê-las de forma justa, fazendo com que a empresa seja estimada no que diz respeito a remuneração com salários competitivos e colaboradores motivados, até porque gasto com colaboradores é considerado um investimento, pelo fato de ter retorno, qualidade e bem estar na empresa.
Ou seja, a empresa oferece para os funcionários, promoções, oportunidade de crescimento, como já sabemos hoje tem muita procura pra trabalho em empresa que oferece algo mais do que um bom salário, o Plano de Remuneração e carreiras está em alta.
Com a elaboração desse Plano, é evitado muitos problemas, pois para cada cargo tem sua remuneração, assim pode-se também cobrar adequadamente dos funcionários o que lhe é pra ser desenvolvido.
QUESTÃO DE COMPARAÇÃO DO MEU SALÁRIO COM O DE OUTRO FUNCIONÁRIO, JÁ QUE TEMOS O MESMO CARGO.
Alguns dos principais pontos críticos observados nas empresas brasileiras:
a) Inflexibilidade do sistema de remuneração: os sistemas tradicionais são muito rígidos, visto que procuram tratar a remuneração de forma única,não mudam.
b) Conservadorismo: os sistemas tradicionais de remuneração foram criados para um modelo hierarquizado de organização. Tem a valorizar mais os elementos ligados a cadeia de comando