Problemas Ambientais
Atmosférica
As características da atmosfera proporcionam um ambiente favorável à existência da vida. Um dos elementos fundamentais à sobrevivência humana é o ar que respiramos tal como o solo e a água; quando ele está poluído, origina problemas graves que podem desequilibrar os ambientes terrestres.
A contaminação do ar já vem do passado, desde que o Homem começou a utilizar os recursos fosseis. Mas foi nos últimos 200 anos que as alterações produzidas na atmosfera e na biosfera se tornaram mais graves. A poluição atmosférica é um problema de proporções ambientais, afectando todo o planeta e os seus habitantes.
A composição química da atmosfera está a sofrer uma modificação importante: os principais gases que a constituem (ozono e o oxigénio) mantêm-se inalterados, mas os outros gases (dióxido de carbono, metano e o dióxido de carbono) têm aumentado consideravelmente, e estes gases têm grande importância no equilíbrio térmico da Terra. A desflorestação, a decomposição do húmus no solo (desertificação), e a decomposição da matéria orgânica, provocada pelas alterações químicas que ocorrem nos lagos e pântanos contribuem também para o aumento de dióxido de carbono na atmosfera. A Europa é um continente muito industrializado, sofrendo por isso os males da poluição atmosférica.
Causas:
Actividade industrial e a circulação rodoviária: são sem dúvida os maiores responsáveis pela poluição atmosférica, embora em diferentes graus e conforme o tipo de indústrias. A indústria consome 37% da energia mundial e emite 50% de dióxido de carbono, 90% dos óxidos de enxofre e todos os produtos químicos que actualmente ameaçam a destruição da camada de ozono, além de produzir anualmente 2100 milhões de toneladas de resíduos sólidos e 338 milhões de toneladas de resíduos tóxicos, lançam grandes quantidades de gases que tornam a atmosfera pesada a quase irrespirável, empestam o ar com gases que exalam um cheiro nauseabundo, além de provocarem profundas