Problemas Ambientais
Campos
Esse bioma se encontra em dois lugares distintos: os campos de terra firme, savanas de gramíneas baixas, se encontram no norte da Amazônia, Roraima, Pará, Ilha do Bananal e Ilha de Marajó; já os campos limpos, estepes úmidas, se encontram na Região Sul.
Muitas áreas desse bioma já perderam suas características por conta da ação humana, devido ao plantio de soja e trigo, que diminui a fertilidade do solo; aos desmatamentos e queimadas irregulares, que causam erosão, perda de matéria orgânica e desertificação; a criação de gado, que deteriora o solo e seu uso prolongado também causa erosão; a agropecuária, que através do uso excessivo, prolongado e inadequado do solo, provoca seu empobrecimento, o que dificulta o crescimento de uma nova vegetação.
Pantanal
Esse bioma se encontra no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por ter altitudes muito baixas, recebe as águas de vários rios da região, que são acompanhas de toneladas de sedimentos, o que torna o solo deste bioma extremamente rico.
A beleza do Pantanal enche os olhos dos visitantes, o que faz com que a região tenha um grande potencial para o turismo ecológico. Porém, esse potencial não tem sido “utilizado corretamente”, e isso acabou se tornando um problema, pois, com a grande visitação, vieram problemas até então desconhecidos, como o lixo que os turistas produzem e jogam nos rios, que podem contaminas e até matar a fauna e a flora local; a construção de hotéis e pousadas, rodovias e hidrovias, que ocupam a área da vegetação nativa; e os esgotos não tratados, que são jogados nos cursos de água. Além desses problemas, há também os que as atividades tradicionais da região trazem, como a agricultura e pecuária extensiva, que alteram o meio ambiente ao provocar o desmatamento do leito dos rios; e o garimpo e a pesca predatória nos rios, que agravam ainda mais a destruição desse bioma.