PROBLEMAS AMBIENTAIS
1 INTRODUÇÃO
A interferência do ser humano na natureza acontece em muitos lugares e em decorrência de suas várias atividades.
As cidades não podem ser consideradas um ecossistema, mas são grandes poluidoras do ar, do solo e da água.
Os impactos ambientais eram muito pequenos no inicio da história do homem. O aumento populacional e o desenvolvimento tecnológico, no decorrer do tempo, intensificaram rapidamente a dimensão desses impactos.
Em toda parte, rios, lagos e a água subterrânea são contaminados por vários tipos de poluentes. O ar das grandes cidades está irrespirável. Inúmeras espécies de animais e vegetação estão extintas ou em vias de extinção no mundo.
Calcula-se que 25% das espécies existentes na superfície terrestre podem se extinguir nos próximos cinquenta anos.
Os problemas ambientais urbanos afetam aproximadamente 80% da população brasileira. A problemática dos resíduos sólidos adquire dimensão considerável em função da sua gravidade frente às consequências indesejáveis para a saúde, o bem-estar da população e a qualidade do meio ambiente.
O Brasil precisa investir R$ 6,7 bilhões para, de forma adequada, coletar todos os resíduos sólidos e dar fim a esse material em aterros sanitários, ainda dados mostram que ainda tem cerca de 30 milhões de toneladas de resíduos tem destinação inadequada.
Os resíduos sólidos podem ser classificados de acordo com a origem, tipo de resíduo, composição química e periculosidade como: Resíduo Hospitalar ou de Serviços de Saúde, Resíduo Domiciliar, Resíduo Comercial, Resíduo Público e Resíduos sólidos perigosos.
2 DESENVOLVIMENTO
Leonardo da Vinci dizia: “virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quando o assassinato de um homem.”
Os primeiros seres humanos teriam surgido no continente africano, provavelmente nas