problema ou distúrbio
Para tentar explicar os motivos do fracasso escolar, ocorre muitas vezes uma busca pelos culpados, que por vezes são os alunos, outra a família, pela classe social ou pelo sistema politico e econômico. Na maioria dos casos o aluno é frequentemente acusado como o mais culpado. Os educadores costumam rotular seus alunos como déficit intelectual ou deficiência, mas na grande maioria das vezes o que eles possuem são problemas de aprendizagem. Outra situação que constantemente é usada para responder ao fracasso de alunos e professores são as más condições de trabalho e dos salários indignos dos professores. A causa do fracasso pode ser a soma de todos esses fatores, é preciso uma analise da pratica pedagógica e a compreensão de fatos históricos, sociais, econômicos e não ficar tentando identificar um culpado para isso.
A ideia central do trecho é mostrar que os rótulos dados aos alunos como: “problema ou distúrbio” é empregado de forma errada possuindo significados distintos que geram expectativas negativas e limitam as ações e interações não contribuindo para uma pratica pedagógica de desenvolvimento efetivo-cognitivo dos alunos, buscando um responsável pelo fracasso escolar.
Para tentar explicar os motivos do fracasso escolar, ocorre muitas vezes uma busca pelos culpados, que por vezes são os alunos, outra a família, pela classe social ou pelo sistema politico e econômico. Na maioria dos casos o aluno é frequentemente acusado como o mais culpado. Os educadores costumam rotular seus alunos como déficit intelectual ou deficiência, mas na grande maioria das vezes o que eles possuem são problemas de