Problema cultural para a Antropologia
3.1. TRÊS SENTIDOS BÁSICOS DA PALAVRA CULTURA
De acordo com Mondin (1980, p. 206), “Cultura é um termo plurissemântico que historicamente e atualmente tem três significados e três usos principais, que podemos chamar de elitista, pedagógico e antropológico”. A fim de se alcançar êxito na explanação do problema cultural, faz-se necessário conhecer esses usos.
3.1.1. Elitista
Cultura, nesse sentido, significa ter um vasto saber em alguma área ou em geral. Já pelo nome, observa-se que essa significação tem uma ligação estrita com erudição. É isso que se traz na expressão “essa pessoa é muito culta”.
3.1.2 Pedagógico
Significa educação, formação, estudo. Na expressão “ele não frequentou a escola e por isso não tem cultura”, quer-se explicitar o sentido pedagógico de cultura.
3.1.3 Antropológico
É o modo de viver, de ver o mundo que caracteriza uma sociedade, distinguindo-a das demais. Esse sentido é usado quando se diz: “O arroz com feijão faz parte da cultura brasileira”.
3.2. CULTURA PARA A ANTROPOLOGIA
3.2.1. Conceito de cultura
O que distingue o homem dos demais animais é que dispõe de “duas notáveis propriedades: a possibilidade de comunicação oral e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biológico. Mas, estas duas propriedades permitem uma afirmação mais ampla: o homem é o único ser possuidor de cultura” (LARAIA, 2008, p. 28).
Segundo Laraia (2008), Kulture era uma palavra alemã que se referia ao aspecto espiritual da sociedade e Civilization era uma palavra em inglês relativa às contruções materiais humanas em sociedade. Foram sintetizadas no vocábulo inglês Culture assim:
“tomado em seu sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (TYLOR, 1871 apud LARAIA, 2008, p. 25).
Benedict