HC Afro
Curso: Direito
Professor: Paulo Moreira
Disciplina: Direito Semestre: 1° - Matutino
Aluna: Alderivalda Santos de Sousa
ANTROPOLOGIA - CAPÍTULO 01
AUTOR: MARCONI E PEIXOTO
Etimologicamente antropologia (anthropos homem, logos estudo). Significa o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer o homem em sua totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto.
1. Ciência Social: elemento intrigante de grupos organizados.
2. Ciência Humana: considerando um todo, sua historia, crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem, etc.
3. Ciência Natural: se interessa pelo psicossomático do homem e sua evolução.
As ciências biológicas visando o ser físico, as ciências culturais visam o ser cultural.
Segundo Hoebel e Frost (1981:3) definem a antropologia “a ciência da humanidade e da cultura. Uma ciência superior social e comportamental, disciplina humanística”.
Seu foco de interesse é o homem e a cultura. Considerada como a historia natural física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo.
Antropometria ciência que trata das mensurações (medir, marcar) do homem fóssil e do ser vivo. Preocupado em revelar fatos da natureza e da cultura, compreender a existência humana em todos os seus aspectos no espaço e no tempo partindo do principio da estrutura bios-psiquica.
OBJETO DE ESTUDO
Segundo “Beals e Hoijer (1968:5), “Pensamento”“ “seus problemas se centram, por um lado, no homem como membro de uma sociedade”. O objeto da antropologia engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. São interessantes preferencialmente grupos simples, culturalmente diferenciados, conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da terra. Atribui-se ao antropólogo a tarefa de proceder a generalizações, formulando princípios explicativos de desenvolvimento das sociedades e culturas humanas. Ex.: O estudo do homem fóssil,