Problema anemia falciforme
DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA
PROBLEMA 2 – Anemia falciforme
A enfermeira Gabriela, juntamente, com outros profissionais da saúde, na Estratégia Saúde da Família, ESF do bairro Morada do Sol, fizeram uma Visita Domiciliária à família da Sra.Jacinta, de 30 anos e casada, que possui uma filha de 3 anos e negra. A Sra.Jacinta refere ter observado, em sua filha, a falta de disposição, cansaço e sonolência nos últimos meses. Junto com este quadro a menina queixa-se de dores, principalmente, na cabeça e abdômen. Assim, a enfermeira solicitou um hemograma completo.
Após, duas semanas, a enfermeira Gabriela, acompanhada de um médico, retornou à casa da Sra. Jacinta, e olharam os resultados dos exames:
Exame físico: criança apática e apresentando icterícia.
Exames complementares:
Dados obtidos
Valores de referência
Hemoglobina
9g%
11 - 17g%
Hematócrito
12%
36 - 48%
Eritrócitos
4x108/mm3
4,0 - 6,0x108/mm3
Leucócitos
0,5x104/mm3
0,5 - 1,0x104/mm3
Albumina sérica
3,2g%
3,0 - 5,0 g%
Bilirrubina direta
1mg%
0 - 0,2mg%
Bilirrubina total
5mg%
0,2 - 1,0mg%
Esfregaço de sangue fresco mostrou algumas células vermelhas em forma de meia lua. Após 24 horas, praticamente todas as células apresentavam-se deformadas.
Foi realizada uma eletroforese da hemoglobina da criança, da Sra.Jacinta e do pai da criança. A eletroforese da hemoglobina da criança evidenciou apenas HbS. A eletroforese da hemoglobina da Sra.Jacinta e do pai mostraram HbA (60%) e HbS (40%).
Diante dos resultados do exame, a enfermeira Gabriela e o médico disseram para a Sra Jacinta:
- Sra.Jacinta! A sua filha possui um tipo de anemia conhecida como Anemia Falciforme; e seus futuros filhos poderão, também, apresentar esse tipo de anemia, porque ela é de origem genética.
Nesse momento, a Sra. Jacinta começou a chorar e contou que ela estava grávida de três meses.