Problema 2
Tutoria grupo 4 – Módulo I – Problema 2
1. Quais as consequências e efeitos do uso de Ritalina?
Ritalina é o nome comercial, seu princípio ativo é o Metilfenidato (leve estimulante do sistema nervoso central que tem efeitos mais proeminentes sobre a atividade mental do que a motora.). Tem propriedades farmacológicas essencialmente idênticas às da anfetamina (estimula o centro respiratório bulbar).
Os efeitos psíquicos dependem da dose, do estado mental e da personalidade do indivíduo.
Principais resultados de uma dose: estado de vigília, de alerta e menor sensação de fadiga; elevação do humor com maior iniciativa, autoconfiança e capacidade de concentração.
Efeito posterior depressor.
As anfetaminas interferem na dopamina e noradrenalina, que são neurotransmissores do Sistema Nervoso. Essas drogas agem aumentando a liberação e diminuindo a recaptação desses transmissores. Com isso, aumenta a quantidade dessas substâncias e suas funções ficam exacerbadas no organismo.
A dopamina e noradrenalina possuem várias funções fisiológicas e comportamentais. Os estados de apetite, saciedade, vigília e funções psíquicas estão envolvidos. A ingestão de anfetamina causa insônia, perda de apetite e um estado de hiperexitabilidade. A pessoa se torna muito ativa, inquieta, e extrovertida.
No caso de uma dose excessiva, os efeitos se acentuam e a pessoa pode se tornar muito agressiva e ter delírios. Ocorre também aumento da temperatura, que em alguns casos pode levar a convulsões.
A anfetamina produz efeitos também fora do Sistema Nervoso. Nos olhos, ela provoca dilatação da pupila. No coração, há taquicardia e ocorre aumento da pressão arterial.
Se uma pessoa exagera na dose (toma vários comprimidos de uma só vez) todos os efeitos acima descritos ficam mais acentuados e podem começar a aparecer comportamentos diferentes do normal: ela fica mais agressiva, irritadiça, começa a