A importancia do fisio na sociedade
A Fisioterapia é uma ciência tão antiga quanto o homem. Surgiu com as primeiras tentativas dos ancestrais de diminuir uma dor esfregando o local dolorido e evoluiu ao longo do tempo com a sofisticação, principalmente, das técnicas de exercícios terapêuticos. Como profissão nasceu em meados do século XX, quando as duas guerras mundiais causaram um grande número de lesões e ferimentos graves que necessitavam de uma abordagem de reabilitação para reinserir as pessoas afetadas novamente em uma vida ativa. No Brasil, a Fisioterapia iniciou-se em São Paulo 1929, mas foi só em 1951 que foi criado o primeiro curso para formação de fisioterapeutas.
Esse recurso ganha cada vez mais adeptos. Em razão de uma vida atribulada as pessoas buscam na fisioterapia um tratamento para a reabilitação.
O fisioterapeuta deixou, há algum tempo, de ter apenas papel de reabilitador na complexa rede de profissionais da saúde. Hoje, é um profissional que atua amplamente na prevenção, proteção e promoção da saúde, transitando com propriedade nas diversas áreas oferecidas pelo mercado de trabalho, preocupando-se especialmente com a melhoria da qualidade de vida da população. O fisioterapeuta hoje desenvolve suas atividades nas áreas de atendimento hospitalar, ambulatorial e domiciliar nas especialidades que abrangem a Reabilitação Cardiofuncional, Pneumofuncional, Traumato-Ortopédica Funcional e Reumatológica, Neurofuncional Adulto e Pediátrica, Dermatofuncional, Uroginecológica, Fisioterapia Desportiva, Saúde do Trabalhador, Fisioterapia Aquática e Programas de Saúde da Família.
Além disso, também está apto a atuar em centros de recuperação bio-psico-social, nos programas institucionais de saúde pública e nas ações básicas de saúde.
As principais funções dos fisioterapeutas são melhorar a mobilidade, aliviar a dor, prevenir lesões e recuperar as funções perdidas, utilizando exercícios como alongamento, fortalecimento, hidroterapia e outras