Problem 3
Relatório Final – Problema nº3 Data: 03/09/2015
Equipe nº2
Nome
Papel
RA
Caroliny Carneiro
Coordenador
15673858
Marcelo Castilho
Redator
14005219
Victor Brandão
Porta-voz
15671761
Gabriel Del Duque
Membro
15681414
Luiza Sanches
Membro
15684459
1 Problema Definido pela Equipe Com o questionamento do diretor industrial sobre qual modelo seria melhor, o da Teoria Clássica ou o da Teoria das Relações Humanas. Nós respondemos esse questionamento com outra pergunta, como racionalizar o trabalho humano levando em conta as considerações humanas?
2 Fundamentação Conceitual A Teoria Estruturalista que surgiu por volta da década de 50 como um desdobramento de autores que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Inspirando-se na abordagem de Max Weber, pela primeira vez, começou-se a olhar para fora e atravessar as fronteiras da organização, passando a reconhecer a interdependência da mesma com o ambiente. Ou seja, uma organização é um sistema aberto que se relaciona com o ambiente externo e com outras organizações. Outra característica básica do estruturalismo consiste no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam, o que significa que os sistemas organizacionais não são, meramente, uma justaposição das partes.
Enquanto a Teoria Clássica se concentrava na organização formal e a Teoria das Relações Humanas somente na organização informal, os estruturalistas apostaram no relacionamento entre ambas as organizações: a formal e a informal com abordagem múltipla. As ideias centrais da Teoria Estruturalista são:
A sociedade de organizações: Os estruturalistas ressaltam que vivemos em uma sociedade cheia de organizações e que dependemos destas o tempo todo. A sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender.
O homem organizacional: